sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Começa curso de técnico em Vigilância de Saúde


Aconteceu na tarde desta segunda-feira 09 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, a aula inaugural do curso técnico de Vigilância em Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado. O evento ocorreu simultaneamente hoje nas de cidades de Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité. Amanhã será em Itaporanga. João Pessoa e Campina Grande também estão sediando o curso. Ao todo serão 400 profissionais de saúde de 166 municípios vão passar por essa capacitação, com carga de 1.440 h/aula. 

Em Patos o gerente da 6ª GRS, Davi Nunes, falou aos participantes sobre a importância do curso como novo paradigma para a saúde pública dos municípios. Citou a necessidade que há de se trabalhar melhor a atenção básica, com destaque para a medicina preventiva. Ele entende que há uma perspectiva muito boa a partir desses cursos oferecidos pelo Estado, que vão melhorar consideravelmente os conhecimentos dos profissionais e na saúde geral da população usuária do SUS. “Acredito que ao longo do tempo mostrará resultados importantíssimos para a construção de um SUS democrático, em que possamos ir de encontro às necessidades da população”, explicou.

Na região de Patos cerca de 40 alunos serão formados nessa primeira turma, cujas aulas acontecerão a partir desta terça-feira 10 das 7h30 às 11h30 na sede da 6ª GRS, ao lado do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. 

Após a fala de Davi, Maria de Fátima da Silva, diretora pedagógica do CEFOR – Centro Formador de Recursos Humanos (PB), fez uma apresentação do que seja esse órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde e quais capacitações estão sendo oferecidas, além de toda a programação de 2012. Ela explicou que o objetivo desse curso, com duração de dois anos, é capacitar os técnicos e assim fortalecer o trabalho de todas as vigilâncias de saúde.

“O Ministério da Saúde sentiu a necessidade de junção das vigilâncias, após estudos de mais de dois anos, e esse curso técnico permitirá aos profissionais colaborarem com os gestores em todas as vigilâncias”, explicou Maria de Fátima. 

A coordenadora dessa capacitação em Patos será Dandara Cristina, que terá auxílio das facilitadoras Rafaela Lucena, Mariama Naara, Ilka Liêta e Ana Raelma, e total apoio da 6ª GRS. 

Ao final da aula inaugural houve a distribuição simbólica do material do curso a dois alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário