quinta-feira, 28 de junho de 2012

Patos: Escolas foram principal foco no Dia Mundial sem Tabaco


CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - CEFOR
EM PARCERIA COM AGVISA - PATOS 





Desde a última segunda-feira 28 que a cidade de Patos desenvolve diversas atividades para lembrar à população da campanha mundial contra o tabagismo, cujo dia D foi nesta quinta 31 de maio. As escolas públicas e privadas foram os locais preferidos para se intensificar o trabalho educativo. “Os estudantes são de suma importância na transmissão de conhecimentos. Houve grande adesão das instituições de ensino e o resultado está sendo bastante satisfatório”, disse Hígia Lucena, gerente da Agevisa Regional, que conseguiu mobilizar muitas entidades na luta contra o fumo. 

Um bom exemplo da bem sucedida campanha antitabagismo foram as palestras realizadas pelos alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde, promovido pelo CEFOR, que assistem aula na 6ª Gerência Regional de Saúde. Eles formaram equipes, fizeram pesquisas e foram para algumas escolas estaduais, a exemplo da Monsenhor Manoel Vieira, Rio Branco onde levaram informações e debateram com os alunos o tema tabagismo. Depois fizeram avaliação dessas atividades extraclasse, com a supervisão das professoras e coordenadora do curso.

Todas as escolas convidadas desenvolveram uma série de atividades mobilizando seu alunado. Palestras, confecção de cartazes, gincanas, dramatizações fizeram parte da metodologia empregada com os estudantes. A programação tem continuidade nesta sexta e sábado com a realização da II Copa da Saúde de Patos e Região, que reúne dez equipes. Neste sábado também se encerra a programação do Colégio EVO-Gente Inocente, que possui importante projeto contra as drogas. “Vivemos uma semana dedicada à discussão sobre as drogas, destacando o tabagismo, inserindo nossas atividades ao Dia Mundial contra o tabaco. Toda pessoa que puder levar sua mensagem educativa, de prevenção às drogas, estará fazendo um grande bem para a sociedade de modo geral”, comentou Francinete Viera Sousa, diretora do EVO-Gente Inocente.

Marcos Eugênio – Ascom 6ª GRS